Desafio da Nova Era


O que é preciso para enfrentar o novo desafio é despojar-se completamente, desnudar-se de todos os conhecimentos e experiências… Abandonar os dogmas… quebrar a continuidade, as crenças, pois as crenças separam, inevitavelmente. Se tens uma crença, ou se buscas segurança na tua crença particular, acabas separado daqueles que buscam a segurança noutra forma de crença. Todas as crenças organizadas baseiam-se na separação, ainda que preguem a fraternidade.


Voltar


Palavras


“Isso não se diz!”… “onde ouviu isso?”… “Não se fala assim!”

Cresci ouvindo essas coisas e por isso não se fala palavrões em casa e nem certas palavras cujos termos indiquem negatividade, desventuras, infortúnios, raiva, ódio, etc.

O sentido e significado destas palavras são atraídos para nossa realidade, pois  somos uma “antena” irradiando e captando energias jogadas ao Universo…

Portanto, muito cuidado com as palavras ao expressar suas emoções, desejos e aflições.

Palavras como desgraça, desgraçado(a), infeliz, inferno, entre outras e também palavrões diversos não levam a nada e acabam atraindo energias negativas.

Observe que antes da palavra vem o pensamento e antes do pensamento vem o sentimento. Portanto cuide do seu pensamento e mais ainda cuide do seu coração e o seu sentir.

Fernando Freire


Voltar


Pare de Reclamar


Quando você reclama você emprega o incrível poder de sua mente para procurar coisas que não quer e acaba atraindo em sua vida.

Por exemplo: Se você é uma pessoas que vive reclamando de sua saúde, você está fazendo declarações negativas, que seu corpo acaba ouvindo e registrando, sua mente direciona esta energia em seu corpo (que acaba somatizando) e atraindo mais problemas de saúde.

Já observou que como as pessoas que não param de falar em doenças sempre encontram mais e mais razões para fazê-lo?

Comece por não contar e nem comentar com ninguém sobre o que quer que seja sobre você…


Voltar


A Crise


Cada dia temos mais gente na miséria, quando não em condições sub-humanas e aqueles, tidos como os mais afortunados ou favorecidos, cada dia mais nervosos, insatisfeitos, aflitos e inseguros. O Progresso e a ciência na verdade não representam um benefício para todos. O desequilíbrio existente se acelera e todo o avanço tecnológico é uma ilusão enquanto é impotente frente a essa desigualdade social, que na verdade está dentro de cada um de nós. A essência da vida é uma só e pertence a cada um e a todos ao mesmo tempo.

Somos um, enquanto resultado de nossas relações uns com os outros e com o meio. A individualidade só existe na forma…

Fernando Freire


Voltar


Bem Comum


1.Aceitação: Em Princípio, querer e aceitar os outros, tendo consciência de que cada um é um indivíduo com características próprias e tem qualidades a oferecer ao crescimento conjunto.

2.Paciência: Paciência para, aos poucos, colocar, cada um os seus pontos de vista e necessidades sem contudo esperar um resultado imediato. Dar tempo para que os outros reflitam.

3.Carinho: Sempre. Sempre se colocar numa postura de carinho e atenção, mesmo sob condições adversas e de contrariedades.

4.Humildade: Não pretender ser dono da verdade. Humildade para poder dar valor ao que o outro tem, por menor que seja o seu grau de entendimento a cerca das coisas da vida.

5.Solidariedade: Todos devem entender que todos são responsáveis pelo ambiente. Todos devem contribuir por um ambiente, limpo, organizado, aconchegante e harmonioso.

Fernando Freire


Voltar


Nós e os Outros


Uma pessoa não é só o que nossos olhos nos mostram, mas um ser que traz dentro de si uma história de influências, experiências, idéias, percepções e que também tem expectativas, sonhos e desejos muito semelhantes aos nossos, independentemente do seu aspecto externo e condição social. É uma pessoa que, na essência, tem as mesmas propriedades e carências que nós.

Termos consciência disso já é um grande passo, pois passaremos a ver as pessoas com outros olhos…como se fôssem nós mesmos e aí passaremos a ter cuidado para que não se sintam menos ou mais, para que não as coloquemos em situações constrangedoras e passaremos também a compartilhar as suas aflições, dúvidas, ansiedades e alegrias. 

Fernando Freire


Voltar


Ressentimento


Deixe sair de você toda amargura e ressentimento.
Afirme que está totalmente disposto a perdoar por completo as pessoas que o magoaram.
Se alguém que o prejudicou em qualquer ponto de sua vida vier na sua mente, abençoe-o agora com muito amor e deixe-o ir embora de sua consciência.
Faça também evaporar o pensamento sobre a experiência que lhe causou sofrimento.
Lembre-se de que dissolver o ressentimento é extremamente importante.
Ninguém pode lhe tirar nada que é seu por direito de nascença.
O que lhe pertence sempre voltará dentro da divina ordem correta.
Se algo não retornar, é porque não tinha de fazê-lo.
Aceite esse fato com tranquilidade.
Confie em você mesmo.
Você está seguro e protegido.


Você é motivado pelo amor!

Louise Hay


Voltar


Qualidade de Vida


Ultimamente tem-se falado muito em “qualidade de vida”. No entanto, definir o que é qualidade de vida não é um tarefa muito fácil. Podemos dizer que qualidade de vida é saúde física, psicológica e sem estresse.

Saúde física

Além do tempo nos impor uma série de limitações, vários outros fatores determinam nossa condição física, como a genética, por exemplo. O fato é que, basicamente, a saúde física depende de prevenção e cura. Quanto mais prevenirmos, mais difícil adquirir uma doença e caso isso aconteça, é mais rápida a sua cura.

Exemplo: se sabemos que nossa família é predisposta a desenvolver diabetes, então desde cedo devemos nos prevenir evitando o açúcar e doces, sabendo de antemão que a maioria dos alimentos, vai se transformar em glicose (açúcar) através da metabolização.

Saúde psicológica

Na perspectiva da psicologia positiva ou do holismo, a saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica, sendo esta definida pela capacidade do indivíduo em superar sofrimentos, pressões e adversidades, retornando ao seu estado natural a cada enfrentamento.

“Resiliência é a capacidade concreta de retornar ao estado natural de excelência, superando uma situação critica.

A resiliência consiste no equilíbrio entre a tensão e a habilidade de lutar, de atingir outro nível de consciência, que nos traz uma mudança de comportamento e a capacidade de lidar com os obstáculos da vida e do profissional”.

Leonardo Soares Grapeia


Uma importante palestra sobre Qualidade de Vida

Nova Acrópole é uma Escola de Filosofia presente em mais de 50 países desde 1957, com mais de 80 escolas no Brasil e tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado.

Todas as atividades são promovidas por voluntários.

Informações: www.acropole.org.br


Voltar